Computer and Information SciencesPortugueseOther

Divulga-CI

Revista de Divulgação Científica em Ciência da Informação
Home PageJSON FeedISSN 2965-3436
language
Published
Author Divulga-CI

Editorial: O Desafio de seguir os Caminhos das águas na grande seca na Amazônia, de Márcia Mura Entrevista: Cinthia Thamiris Fernandes, Luma Ribeiro Prado, Maria Aparecida Jacques de Arruda e Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro Perspectiva: Cassia Furtado e Patrícia Mallmann Souto Pereira Outras divulgações: Biblioteconomia Indígena: saberes da terra, encantos da vida, de Vinícios Souza de Menezes;

Published
Author Divulga-CI

“Ou mudam as lógicas de exploração que não consideram nossa existência em nossos territórios e a iminência do esgotamento da vida no planeta, ou seremos todos extintos nessa terra. Nós, Povos indígenas e populações tradicionais, vamos lutar até quando houver um de nós existindo, e vocês da sociedade não indígena?”, afirma e questiona a indígena e pesquisadora Dra. Márcia Mura, do Povo Mura.

Published
Author Divulga-CI

Confira nossa entrevista com a pesquisadora Cinthia Thamiris Fernandes, bibliotecária do Instituto Federal do Ceará. Em seu mestrado, Cinthia aborda como as bibliotecas do Instituto Federal do Ceará podem ajudar a promover o acesso à informação indígena na Educação Básica, mapeando a informação indígena das bibliotecas para e usá-la como recurso educativo. Na entrevista, conheça mais sobre a dissertação e expectativas da pesquisadora.

Published
Author Divulga-CI

Confira nossa entrevista com a historiadora e pesquisadora Luma Prado Ribeiro, do Instituto Socioambiental. Em seu mestrado, Luma demonstra como indígenas, e sobretudo mulheres, foram aos tribunais da época com o objetivo de libertar a si e a seus familiares da escravidão a que estavam submetidas nas regiões do Pará e do Maranhão. Na entrevista, conheça um pouco sobre a trajetória e perspectivas da pesquisadora.

Published
Author Divulga-CI

Confira nossa entrevista com a pesquisadora Maria Aparecida Arruda, bibliotecária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em sua tese, Maria Aparecida apresenta diretrizes e subsídios para o desenvolvimento de um sistema de gestão e mediação cultural, priorizando os saberes indígenas, como contributo de políticas públicas informacionais destinada aos povos nativos.

Published
Author Divulga-CI

Confira nossa entrevista com a pesquisadora e bibliotecária Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro. Em sua dissertação, Natasha buscou compreender como os processos de mediação, as interações e as práticas de informação do grupo se organizam para apoiar, construir conhecimentos, promover a cidadania das mães e favorecer o acesso ao tratamento, cuidado e inclusão dos autistas.

Published
Author Divulga-CI

"A Biblioteconomia Social é um movimento que emerge em diversos países, com foco justamente na mediação de informação para o povo, e que chama a Biblioteconomia a se posicionar politicamente e a descolonizar suas práticas, não somente buscando incluir socialmente os usuários de informação, mas contribuindo para a autonomia dos sujeitos informacionais" expõe a pesquisadora Profa. Dra. Patricia Mallmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Published
Author Divulga-CI

"O fosso geracional nunca foi tão latente, precisamos introjetar os novos paradigmas. Não podemos trabalhar com as crianças da Geração Alpha como trabalhamos com as gerações passadas, em especial quando desejamos formar leitores. Agora, temos a possibilidade de oferecer a literatura infantil em formatos diversos e permeados por ferramentas nunca imaginadas, o trabalho de Natalia Kucirkova (2023) é um exemplo." propõe a pesquisadora Profa. Dra.

Published
Author Divulga-CI

"Diferente da biblioteconomia tecnicista, humanista ou tecno-humanista do Ocidente, a biblioteconomia indígena é uma biblioteconomia terrana, profundamente conectada e tecida em alianças com os diferentes seres que coabitam e partilham suas existências com as teias dos múltiplos povos. (...) A terra é a biblioteca indígena. O corpo, seu modo de informar-se." apresenta o pesquisador Prof.

Published
Author Divulga-CI

"Nessa pesquisa a principal descoberta, dentro desse conjunto de fontes especializadas em informação indígena, foi a contribuição dessas fontes na forma de comunicar o conhecimento e as produções dos povos indígenas, e/ou sobre eles, ampliando a sua visibilidade, mitigando as barreiras de exclusão e esquecimento desses grupos sociais." indicam o grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Minas Gerais.